Buscar
  • Eduardo Cornelius

Benefícios de estudar no Canadá

Atualizado: 2 de Jul de 2020

Alguém já ouviu falar de um PPG no Brasil que prepare doutorandos(as) para concursos? Que faça oficinas de como aplicar para bolsas de agências de pesquisa? Ou que convide editores de revistas (journals) para dar dicas de publicação? Uma das coisas de que eu sentia falta no Brasil era um maior diálogo sobre questões profissionais. Nesse post, listo algumas iniciativas de profissionalização que o departamento de sociologia da Universidade de Toronto promove.


Disciplina de desenvolvimento profissional: No primeiro ano, fiz uma disciplina obrigatória chamada Professional Development Seminar. Nela, o coordenador do PPG chamou diversos convidados para falar sobre questões professionais. Começamos com dicas sobre como fazer um planejamento para cada ano do doutorado. Também recebemos dicas de livros sobre como lidar com a pós-graduação (infelizmente um deles sugeria que não se fizessem coisas que não gerassem publicações, como esse blog). Depois, recebemos estudantes dos anos finais do curso que deram dicas sobre quais conferências valem a pena, quais revistas publicar, como se relacionar com o orientador, e com a banca (que aqui é formada bem antes tem um papel mais ativo do que no Brasil). Também recebemos professores que acabaram de ser contratados para nos mostrar o que colocar e o que não colocar no currículo (como aqui não existe uma plataforma como o lattes, isso ajuda muito).


Publicações: É muito comum que professores orientem os alunos sobre onde vale mais a pena publicar dependendo da orientação teórica e metodológica do artigo. Além disso, o departamento promove iniciativas para enriquecer essa discussão. Por exemplo, o departamento recentemente convidou o editor da revista Qualitative Sociology para uma roda de conversa (Q&A) com o editor em que ele esclareceu o que a revista busca e deu dicas para aumentar as chances de conseguir publicar.


Bolsas de estudo: O departamento tem uma funcionária cujo único trabalho é ajudar professores(as) e alunos(as) a aplicar para editais e para bolsas. Ela constantemente circula e-mails de oportunidades de bolsas e faz workshops para ajudar os(as) alunos(as) a escrever propostas de pesquisa para bolsas de estudo.


Treino para concursos: Aqui o processo de contratação de professores não é via concurso público (no futuro pretendo postar mais sobre isso), mas os(as) candidatos(as) que vão para a última fase (são short-listed) precisam dar uma aula, chamada job talk (semelhante à prova didática dos concursos brasileiros). Quando os(as) alunos(as) do departamento são short-listed, o departamento organiza uma job talk interna para ajudar o(a) candidato(a). Vários professores participam e dão dicas de como melhorar.

276 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo