Buscar
  • Eduardo Cornelius

FAQ: Mestrado

Atualizado: 2 de Jul de 2020

Você pode ter ouvido falar que é muito difícil encontrar mestrados acadêmicos nos Estados Unidos. Lá, muitas pessoas vão direto para o doutorado (PhD). No Canadá é diferente. Ao contrário dos EUA, as grandes universidades canadenses têm programas de mestrado acadêmicos separados dos programas de doutorado.


Nesse post você encontra informações básicas sobre mestrados acadêmicos em língua inglesa no Canadá. Essas informações são gerais e podem não se aplicar a todos os programas e universidades.


Existem bolsas?

Sim. Muitos programas oferecem bolsa integral a todas as pessoas aceitas. Essa bolsa cobre as taxas da universidade (a chamada “tuition”) e os custos de vida. O conjunto de recursos fornecidos aos alunos é chamado de Funding. O Funding pode vir de várias fontes (bolsa da Universidade, bolsa de Departamento) e pode depender de horas de trabalho como assistente de professor(a) e de pesquisa.


Muitas vezes os sites das universidades não deixam claro que a bolsa é garantida, mas na prática acaba sendo. Inclusive, não é preciso aplicar para essas bolsas; elas são dadas automaticamente as pessoas admitidas.


Por exemplo, o site do departamento de ciência política da University of British Columbia (em Vancouver) diz o seguinte: “we are proud to offer funding, whenever possible, to our MAs and PhD.” Mas em outra página do site, o departamento deixa claro que quase todas as pessoas recebem bolsa. Ou seja, a chance de se conseguir uma bolsa integral é muito grande.


A bolsa é suficiente?

Essa pergunta depende de muitos fatores: estilo de vida, custo da cidade onde fica a universidade, valor da bolsa do programa, se a pessoa possui dependentes, etc. Mas de modo geral, as bolsas de grandes universidades como a Universidade de Toronto (UofT) ou British Columbia são suficientes – apesar do alto custo de Toronto e de Vancouver – para uma pessoa sem dependentes viver de maneira modesta sem necessitar de ajuda financeira de terceiros.


Quanto tempo dura o mestrado?

A duração dos programas é medida em “terms”. Cada ano tem três “terms”, que correspondem a estações do ano: Fall (setembro-dezembro), Winter (janeiro-maio), e Summer (junho-agosto). Os programas costumam ter duração de 3 a 6 “terms”, ou seja, entre 1 a 2 anos.


Quando o mestrado começa?

Os programas costumam começam no Fall, na primeira semana de setembro. Assim como no Brasil, as aulas costumam terminar antes da data oficial. É comum não ter aula nas últimas três semanas de dezembro (mas ainda é preciso entregar os trabalhos finais nessa época). O Winter começa logo após o ano novo, pelo dia 5 de janeiro, e as aulas terminam no final de abril.


Qual o prazo para se inscrever na seleção?

A seleção se chama Application. Geralmente o prazo final é em dezembro do ano anterior ao do início do mestrado. Por exemplo, se a pessoa quer iniciar em agosto de 2020, deve aplicar até dezembro de 2019. Em breve, post sobre quando começar a se preparar.


Como é o processo de seleção?

Diferente do Brasil, no Canadá não há provas e entrevistas presenciais. O processo requer apenas o envio online de documentos. Os documentos costumam ser históricos escolares, uma carta de intenção, um breve projeto de pesquisa (uma página), cartas de recomendação, um trabalho escrito (o chamado Writing Sample, ou seja, uma “amostra” da sua habilidade de escrever em inglês), e currículo.


Preciso escrever uma dissertação?

Quando a duração é de dois anos, os alunos escrevem uma dissertação em formato semelhante ao do Brasil. Quando a duração é de um ano, a dissertação costuma ser menor (o que às vezes é chamado de Major Research Paper, MRP). Há ainda programas em que a pessoa pode optar entre fazer o MRP ou apenas fazer disciplinas no período de verão. Em outros programas as pessoas podem escolher entre fazer um MRP ou uma dissertação mais extensa.


Preciso morar no Canadá ao longo de todo o mestrado?

A maioria das disciplinas (Courses) são oferecidos no Winter e no Fall. Há menos opções no Summer. Na maioria dos programas de um ano, é possível completar os créditos obrigatórios nos dois primeiros terms. Ou seja, você poderia passar o final do Winter (maio) e o Summer (junho a agosto) no Brasil ou em outro lugar. Nos programas de 2 anos de duração, é necessário verificar se existem disciplinas obrigatórias no segundo ano.


Depois do mestrado é possível permanecer no Canadá?

Sim. Atualmente o governo canadense concede permissão de trabalho (Post-Graduation Work Permit ou PGWR) pelo mesmo período do mestrado. Por exemplo, se o mestrado dura um ano, você pode ficar no Canadá por um ano depois de completar o programa. Nessa modalidade de Work Permit, você não precisa ter um emprego em vista, basta ter completado o mestrado.


Para quem busca imigrar definitivamente, existe um programa que permite a pessoas que trabalham por um ano no Canadá em certos setores a aplicar para residência permanente (semelhante ao Green Card nos EUA), o que dá direitos muito parecidos aos de cidadãos canadenses.


Posso trocar de área?

Na América do Norte é bastante comum que as pessoas façam mestrado em áreas diferentes da sua graduação. Não há problema em fazer mestrado em outra área, e você pode até mesmo mostrar que a sua interdisciplinaridade é uma vantagem na sua Application.


Mestrado como caminho para o Doutorado

Mesmo se você já tem um mestrado e está pensando em fazer doutorado, vale a pena aplicar para um mestrado por diversas razões. O mestrado pode ajudar a entrar no doutorado, porque você terá uma experiência no Canadá e poderá pedir cartas de recomendação a professores do país – o que é muito valorizado. O mestrado também pode servir para você ver se se adapta ao país e a cultura acadêmica do Canadá, e então decidir se aplica para o doutorado.


Como pesquisar essas informações?

Em breve, farei mais posts sobre mestrado e doutorado acadêmicos no Canadá. Quem quiser buscar mais informações, sugiro que acesse os sites de programas específicos que pretende cursar em vez do site geral das universidades e da área de estudantes internacionais, onde há informações muito genéricas.


478 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo